top of page

Ney Lopes Jr. sugere ao TCE/RN que edite cartilha de transparência para presidentes de Câmaras


Em visita institucional ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), Gilberto Jales, o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Ney Lopes Jr. (PSD), apresentou uma proposta de elaboração de uma cartilha com o objetivo de melhor orientar os presidentes das Câmaras Municipais para agirem com a maior transparência possível disponibilizando todos os gastos públicos para a sociedade. Presentes ao encontro na sede do Tribunal estavam o presidente Raniere Barbosa (PDT), da Câmara Municipal de Natal, e os Presidentes das Câmaras de Mossoró, Izabel Montenegro, de Caicó, Odair Diniz e de Parnamirim, Irani Gudes.


“A proposta é buscar, sobretudo, orientar e qualificar os gestores públicos sobre a legalidade dos seus atos”, disse Ney Lopes Jr. Na reunião o presidente Gilberto Jales disse que o TCE/RN irá ampliar o trabalho de capacitação relativo a vereadores dos municípios do Estado. A ampliação da parceria é fruto de reunião, realizada na segunda-feira (30), do presidente da Corte de Contas, Gilberto Jales, com o presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, vereador Raniere Barbosa.


Gilberto Jales lembrou que o TCE vem desenvolvendo uma série de ações, através da sua Escola de Contas, levando o conhecimento para os ordenadores de despesas, inclusive com a realização de cursos no interior do Estado, ao mesmo tempo em que vem fazendo gestão para fortalecer o controle interno e garantir a transparência, com o cumprimento da Lei de Acesso a Transparência. “Percebe-se ainda uma fragilidade nos municípios com relação a estas questões”, enfatizou.


Participaram da reunião os conselheiros Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, Paulo Roberto Chaves Alves e Adélia Sales; os auditores do TCE Ana Paula Gomes, Antônio Ed Santana e Marcos Montenegro; os vereadores de Natal Ney Lopes Júnior, Dinarte Torres, Wilma de Faria e Érico Jácome; e ainda os presidentes das câmaras municipais de Parnamirim, Caicó e Mossoró.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page