Pesquisa sobre reflorestamento no Majuí, em Monte Alegre, é destaque na Cientec 2018
Numa parceria com a UFRN, o projeto de pesquisa Restauração do Funcionamento de Florestas Ripárias implementado no Majuí Condomínio Parque, em Monte Alegre, será exposto até sábado na Cientec, no campus central da UFRN. O stand expõe a pesquisa inédita no Brasil, com parceria internacional e tem chamado a atenção pela relevância do tema por propor quantificar a revegetação da mata ciliar.
Num contexto consciente dos valores do meio ambiente em equilíbrio com a vida, antes mesmo de lançar o empreendimento Majuí Condomínio Parque, a BB Incorporações realiza desde 2015, em parceira com o Laboratório de Ecologia da UFRN. O projeto de pesquisa que pretende restaurar a vegetação às margens de um riacho com 800 metros de comprimento e investigar os efeitos da diversidade de plantas sobre a promoção da qualidade de água, a retenção da taxa de nutrientes no solo e a contenção da erosão do solo.
Segundo José Luiz Attayde, do departamento de Ecologia da UFRN, além de restaurar uma área de preservação permanente (APP) o projeto é uma ótima oportunidade para um grande experimento para testar os efeito da diversidade de espécies no funcionamento desses ecossistemas ripários que são extremamente importantes para a proteção dos mananciais e dos rios.
A pesquisa também será uma ação compartilhada com os futuros moradores do Majuí Condomínio Parque, onde 6 mil mudas serão implantadas em 67 mil m² de reflorestamento nos primeiros 5 anos. Ao final de 12 anos serão 25 mil mudas. “Estamos inseridos num estudo inédito de reflorestamento de Mata Ciliar focado em aferir a melhoria da revegetação e suas percentagens, interligado com redes mundiais de pesquisa”, pontua Rafael de Baggi, diretor administrativo da BB Incorporações.
SOBRE O EMPREENDIMENTO
Um dos fortes aspectos do Majuí Condomínio Parque é a Segurança: com portaria blindada, controle de acesso e monitoramento 24h, entre outros itens de Segurança de última geração. “Sossego para quem quer usufruir da natureza com a infraestrutura urbana que todos precisam”, explica Rafael de Baggi, diretor da BB Incorporações.
O Majuí Condomínio Parque reúne em um só lugar segurança, localização privilegiada, uma área de natureza preservada, área de lazer completa, espaço fitness e family grill. “Além de tudo isto é o investimento com maior potencial de rentabilidade da região metropolitana de Natal”, sintetiza Rafael de Baggi.
Descubra mais sobre Majuí Condomínio Parque acessando o site vivermajui.com.br ou visite o estande do Majuí Condomínio Parque na entrada de Monte Alegre, na BR 101.
No link a seguir você tem uma reportagem sobre o projeto de pesquisa Restauração do Funcionamento de Florestas Ripárias.
https://www.youtube.com/watch?v=tM9AuicNYTI
Realização:
Laboratório de Ecologia da Restauração (LER-UFRN)
Laboratório de Ecologia Aquática (LEA-UFRN)