Aluno do NEC/Pinguinho de Gente é convidado para participar de processo seletivo e representar o Bra
Aos 14 anos de idade, o aluno Carlos Iaponan de Melo Vasconcelos, do 9° ano, do Nec/Pinguinho de Gente, recebeu o convite para participar do processo que pode levar ele a representar o Brasil nas Olímpiadas Internacionais de Astronomia de 2019 e na Olímpiada Latino-Americana de Anstronomia e Astronáutica (OLAA).
Essa seleção da primeira fase foi realizada com os alunos do último ano do ensino médio e fundamental, sendo selecionados aqueles que tiraram nota acima de 9,0 em uma prova realizada pela própria Olímpiada Brasileira de Astronomia. A próxima etapa é uma prova online para compor a equipe brasileira que vai representar o país nessas duas olimpíadas.
Com nota 10, o aluno se sente privilegiado por participar de forma inédita dessa etapa. ‘‘Estou feliz que o meu esforço tenha tido esse resultado tão bom e me sinto motivado pela escola e meus pais em estudar ainda mais e continuar seguindo os meus sonhos’’, diz Carlos Iaponan.
O professor Cleanto Lima, do Nec/Pinguinho de Gente, é responsável pela didática e acompanhamento do aluno nesse processo e destaca o desenvolvimento educacional da escola. ‘‘O nosso objetivo é sempre incentivar todos os alunos nesse ambiente educativo e, ainda, proporcionar chances inéditas de resultados’’, explica o docente.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). A olimpíada tem como foco promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, reunindo alunos, professores e todas as instituições voltadas para as atividades aeroespaciais.