top of page

Casos de raiva em morcegos são confirmados no Rio Grande do Norte

Foram confirmados em 2019 no Rio Grande do Norte, 18 casos da doença infecciosa de raiva em morcegos. A enfermidade pode ser transmitida do animal para o homem através da saliva, o que pode levar a morte em quase 100% dos casos. Os números são do Programa de Controle da Raiva da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os casos foram registrados nos municípios de Parnamirim (4), Mossoró (4), Caicó (4), Macaíba (3), Santo Antônio (2) e Nova Cruz (1). O município de João câmara registrou caso de raiva em um bovino. Para o médico infectologista do Hapvida saúde, Igor Thiago, os sintomas são alertas. “Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos. Mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento e irritabilidade são os mais comuns”, explica.

Ainda de acordo com o infectologista o diagnóstico feito com a “confirmação laboratorial em vida, ou seja, nos casos de raiva humana, pode ser realizada pelo método de imunofluorescência direta, em impressão de córnea, raspado de mucosa lingual ou por biópsia de pele da região cervical (tecido bulbar de folículos pilosos)”. A melhor forma de tratamento é a vacinação oferecida na rede pública de saúde (SUS).

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page