Médico alerta e desmistifica relação entre anemia e leucemia

Aquele hábito de olhar debaixo dos olhos para saber se alguém tem anemia é um mito que o médico hematologista do Hapvida Saúde, Dr. Francisco Júnior esclarece. ‘‘O diagnóstico só é realizado através de exames laboratoriais. Esse meio avaliativo de gerações passadas não é o recomendado porque o indivíduo pode ter alguma inflamação ocular e causar uma falsa indicação”.

A anemia é uma condição em que acontece a diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina no sangue. ‘‘Existem três tipos principais de anemia: a que é causada por perda de sangue, a que é devida à diminuição da produção de glóbulos vermelhos e, a que é devida ao aumento da destruição de glóbulos vermelhos’’, explica o especialista.

Cansaço, fraqueza, indisposição, dificuldade de concentração, problemas respiratórios, mal-estar, tontura e náusea são alguns sintomas recorrentes. Para combater a anemia, é essencial acompanhamento médico. ‘‘O tratamento deve ser direcionado ao quadro anêmico. Podem ser usados suplementos de sulfato de ferro, soro ou até mesmo uma maior ingestão de alimentos ricos em ferro’’, enfatiza Dr. Francisco Júnior.

Segundo o médico, nas crianças, por exemplo, é muito comum desenvolver anemia por causa do crescimento, e isso acontece devido à evolução corporal e ósseo. Ele menciona, inclusive, que anemia não é doença, e sim um sinal de disfunção orgânica que merece atenção para não agravar o estado clínico.

‘‘É importante desmistificar de que anemia vira leucemia também. Isso não acontece. Não existe esse risco de uma anemia evoluir para leucemia. Entretanto, existe uma relação entre as duas doenças, já que a anemia pode ser causada pela leucemia’’, completa o médico.

O hematologista explica que além de uma boa alimentação, muitas vezes é necessário suplementar. ‘‘ Para combater a doença, devem-se consumir, além do feijão, alimentos ricos em proteína, ferro, ácido fólico e vitaminas do complexo B, como carnes, vísceras, fígado, espinafre, milho, rúcula e brócolis. O ideal é se alimentar bem’’.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ENDEREÇO

CONTATO

Tirol Way

Av. Senador Salgado Filho, 1410, - 14° andar |  Tirol - Natal/RN

(84) 3221-0603/3957

(84) 9451- 8006

EMAIL