top of page

Prevenção e tratamento marcam luta contra Aids

A Luta contra a Aids simboliza o momento de intensificação nas ações de prevenção e conscientização da doença. Os dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde apontam que o número de detecção de casos da Aids no Rio Grande do Norte cresceu 81,7% entre 2008 e 2018.

O levantamento, divulgado no começo de dezembro deste ano, mostra ainda que foram 20,9 detecções a cada 100 mil habitantes no ano passado; 10º lugar entre todos os estados brasileiros. Em 2008 este índice era de 11,5 casos. De acordo com Igor Thiago, médico infectologista do Hapvida Saúde, são vários os fatores envolvidos no aumento de detecção de casos no estado.

‘‘ É preciso deixar o preconceito de lado para não negligenciar a saúde e a qualidade de vida e buscar conhecimento sobre todas as dúvidas. A maior parte dos casos é pela transmissão via sexual e a falta de informação vai de encontro com esses quadros’’, ressalta

Uma das incertezas é ainda a diferença entre HIV e Aids que podem ser confundidas pelas pessoas com outras enfermidades. ‘‘O HIV é o vírus que atinge as células do sistema imunológico, enquanto a Aids é a manifestação da doença após a evolução deste vírus. Portanto, nem todos os infectados pelo HIV desenvolvem Aids’’, esclarece o infectologista.

Segundo o especialista, os exames devem ser realizados para detectar o vírus mesmo que não haja suspeita de contaminação. ‘‘ O tratamento é feito com um coquetel de medicamentos antirretrovirais, que atacam o vírus e provocam o aumento da quantidade e da qualidade das células de defesa do paciente”, explica Igor Thiago.

Os métodos de prevenção e recuperação são significativos para o aumento da imunidade e qualidade de vida da população. Além também da recomendação a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page