Saúde dos olhos: especialista explica como cuidar da visão e evitar problemas sérios
- janainaamaral
- 26 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
É estimado atualmente, que a cegueira afeta 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e constam no recente documento "As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019", elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
O oftalmologista do Sistema Hapvida, Breno Barth, esclarece que as principais doenças que afetam a visão ''são os erros refrativos, como a miopia, astigmatismo e hipermetropia. As causas dependem, mas são corrigidas com uso de óculos, lentes de contato ou cirurgias''. Dentre alguns outros problemas oculares citados pelo especialista, se não tratadas por médicos podem levar à graves problemas ou até a cegueira.
''O glaucoma, retinopatia diabética e catarata se não acompanhadas podem levar a cegueira. O glaucoma como sabemos é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, então sua prevenção é de total importância para que se evite distúrbios maiores. Já a catarata, é a principal causa reversível com a cirurgia, o paciente consegue voltar à vida normal. A retinopatia diabética deve ter um acompanhamento muito rigoroso para evitar deslocamento da retina e cegueira visual'', explica o médico do Hapvida.
Dá para prevenir a perda de visão
Uma das estratégias para evitar a perda de visão, é conscientizar as pessoas a não esperarem o aparecimento de sinais ruins para procurar o médico oftalmologista. Mas, Breno Barth alerta para '' um dos principais sintomas de que tem um problema de visão é realmente você não enxergar bem. Só que, além disso tem a dor de cabeça, dores na região frontal. O ideal é que a consulta oftalmológica seja realizada anualmente, para verificar a pressão intraocular, verificar a córnea, a retina, e também se tem algum distúrbio refrativo ou uma pequena miopia que esteja levando a uma perda na qualidade de vida''.
Cuidados com lentes dos óculos
Uma dúvida muito comum é sobre o período em que os óculos devem ser trocados. Por isso, segundo o oftalmologista do Hapvida Saúde anualmente os óculos devem ser trocados. ''Com a maresia, sol, suor e a utilização ao decorrer do tempo, as películas de proteção que existem nas lentes vão perdendo qualidade e deteriorando'', reforça.
Por falar em lentes, a forma correta de uso e higienização das lentes de contato também são essenciais. '' Existem as lentes de contato usadas diariamente, mensalmente e anualmente. Atualmente a lente mais utilizada é a mensal e não devem extrapolar o período de um mês, após isso é necessário trocar. Todas devem ficar em um estojo limpo, que, se possível, também trocado mensalmente ou a cada 2 meses e com produtos recomendados por laboratórios. Não se pode dormir com lente de contato'', finaliza Breno Barth.
Posts recentes
Ver tudoO Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (SETURN) informou o restabelecimento provisório do...
コメント