Nadador Gustavo Borges estimula cada um a vencer sua própria olimpíada
O Nadador Gustavo Borges, teve um encontro com pais e alunos da escola Nec/Pinguinho de Gente na noite desta quinta (27). Na sua busca pela excelência na natação para ser medalhista olímpico, ele procura estimular a todos para realizarem suas “olimpíadas” seja na carreira profissional, no amor familiar, nas provas escolares ou num curso de aperfeiçoamento.
“Caprichem. Façam o melhor. Quando meu técnico perguntava: Gustavo você caprichou desta vez? Eu pensava comigo mesmo; não. Então volta e faz novamente. Eu ia lá e caprichava. Ao final nossa recompensa pode ser uma medalha. Um abraço. Um sorriso de alguém. Não importa. O importante é ter caprichado e feito melhor”, sintetiza o nadador.
Para a diretora da escola Nec/Pinguinho de Gente, Aparecida Rocha, o que ressalta no método Gustavo Borges de ensino são os valores. “Isto é o mais importante para a criança. Os valores que ela aprende na escola, com sua família, com os amigos e que vão sendo colocados em prática no dia a dia e vão formando sua personalidade”, enalteceu a professora e diretora Aparecida Rocha.
Durante o bate papo com os pais e alunos da Escola Nec/Pinguinho de Gente, Gustavo Borges relata que foi em Ituverava, interior de São Paulo, que deu suas primeiras braçadas e iniciou a prática da natação, aos cinco anos de idade. De lá pra cá, o fenômeno das piscinas se destacou mundialmente com títulos, pódios e conquistas nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, Atlanta, em 1996 e Sidney, em 2000.
Gustavo é o idealizador do Método Gustavo Borges, utilizado em academias e instituições de ensino, que une capacitação profissional, estrutura e troca de experiências ligadas à natação. No ambiente escolar, a metodologia respeita a individualidade dos alunos e oferece a padronização e sistematização de todos os processos de ensino da natação. A intenção é trabalhar com um programa de aulas específicas para cada nível (idade), por meio de um sistema de avaliação baseado no desenvolvimento das habilidades aquáticas de cada criança. Os alunos são motivados através do aprendizado lúdico e da mudança da cor da touca nas passagens de nível.
“Estar hoje aqui na Escola Nec Pinguinho de Gente é algo que facilita o nosso. Quando a gente trabalha a Metodologia nas escolas, facilita, pois a gente nasceu com esse foco. Quando você traz a sala de aula para dentro da piscina, você trata com carinho uma disciplina que merece respeito. O valor confiança, comprometimento e disciplina estão inseridos em uma aula de natação, como também estão presentes na estrutura familiar”, ressaltou.