NEC/Pinguinho de Gente ensina segurança aquática através da metodologia do nadador Gustavo Borges
A natação para bebês e crianças de qualquer idade proporciona diversos benefícios como, por exemplo, no fortalecimento dos músculos, respiração e desenvolvimento nos aspectos psicológicos. O estímulo do esporte está inserido na grade curricular do NEC/Pinguinho de Gente que adota a metodologia do nadador Gustavo Borges.
A partir dos 17 meses, as crianças são inseridas no ambiente da natação oferecido por professores graduados e auxiliares especializados na metodologia. A escola que possibilita o desenvolvimento dessa modalidade também apresenta o ensino através da educação na segurança aquática.
O primeiro contato com o esporte é fundamental para a formação dos pequenos. “ Os bebês com 1 ano e 5 meses são inseridos na ambientação com atividades que estimulam o equilíbrio, respiração, imersão e flutuação’’, explica o coordenador de esportes, Ivis Chaves.
A praticidade e proteção geram tranquilidade e conforto aos pais que podem acompanhar o desenvolvimento a cada três meses através das aulas expositivas inseridas dentro da metodologia. “ A utilização do método permite mensurar e proporcionar aos alunos treinamentos específicos de acordo com o alcance de cada faixa etária’’, enfatiza.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), as piscinas são a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos no Brasil. “ Com esses dados alarmantes sabemos que é importante o aprendizado através dessa metodologia que aborda a segurança em todos os ambientes aquáticos. Eles já sabem Água no umbigo, é sinal de perigo’’, destaca.
Durante as aulas, os métodos de prevenção são exibidos para os alunos através da teoria e prática como esclarece o coordenador. “ Iniciamos as atividades com a etapa da teoria para orientação dos riscos de afogamento em ambientes aquáticos. Após essa imersão dos alunos, chegamos as aulas práticas na piscina com simulações’’.
Os resultados das aulas sobre segurança aquática são vistos através do debate e ações que se fazem presente durante o cotidiano e as aulas dos pequenos. “ Vemos nos alunos o interesse pelas aulas. Eles ficam atentos aos métodos de prevenção e orientações dos riscos. Percebemos por meio do dia a dia que eles aprenderam e até mencionam os procedimentos antes de qualquer atividade exercida na água. Isso é muito importante’’, conclui.