Lei do Vereador Ney Lopes Jr. estabelece Abril Marrom em Natal
Foi publicada hoje no Diário Oficial do Município a lei nº 0583/2019, de autoria do vereador Ney Lopes Júnior. A iniciativa cria o Abril Marrom, que tem como meta a divulgação de políticas de conscientização sobre os diversos tipos de cegueira.
De acordo com a Organização dos Cegos do Brasil, o índice de pessoas com deficiência visual no país é de 12%. No Rio Grande do Norte essa média é ainda maior, chegando a 15%. Diante dos dados o parlamentar estabeleceu a campanha educativa para informar e conscientizar a população sobre a prevenção e o combate às diversas espécies de doenças oculares.
Em Natal, a campanha será realizada com ações sociais das secretarias municipais. O objetivo principal da lei é incentivar a população na realização de exames preventivos para a detecção da deficiência.
O vereador explica que a iniciativa partiu de uma solicitação da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte. “Recebi o pedido da SOCERN, entendi a importância do projeto e entrei nesta luta. Na lei estamos propondo ações e políticas sociais que visem à proteção integral da pessoa cega, ou portadora de qualquer doença ocular”, afirmou.
O Presidente da SOCERN, Ronaldo Tavares, agradeceu a iniciativa. “Esta é uma lei de alta relevância, pois contempla a luta pela conscientização e sensibilidade da população a causa”, explicou.