top of page

Saiba como tratar e prevenir a H1N1, doença já fez vítimas em 2019

Uma das doenças mais comuns no Brasil, a influenza (gripe) do tipo H1N1 pode afetar gravemente a vida do ser humano. Famosa no país por matar quase dois mil brasileiros anos atrás, a enfermidade preocupa população e órgãos de saúde. Esse ano o vírus já fez suas vítimas, o clínico geral do Hapvida Saúde, Dr. Geraldo Pinheiro alerta para os sintomas.

“Podendo ser corriqueiramente confundida com outros tipos de gripe, os sintomas da H1N1 são febre alta; dor de cabeça intensa; dores nos músculos e nas articulações; calafrios; tosse; falta de apetite. É extremamente importante que ao sentir essas manifestações, o paciente procure ajuda médica”, afirma Pinheiro.

Por se tratar de uma doença contagiosa, geralmente o indivíduo precisa ficar isolado. No tratamento recomenda-se “repouso, hidratação, dieta equilibrada e para controlar e aliviar os sintomas receita-se usar antitérmicos para a febre e analgésicos para a dor corporal e de cabeça, prescrito por um especialista”, explica o médico.

A melhor forma de prevenção é tomar a vacina anualmente, disponível gratuitamente nos postos de saúde para os grupos de risco. Para evitar o contágio da pessoa infectada, evite contato com o enfermo e seu material de uso pessoal, como copos, talheres, lave bem as mãos e as mantenha afastada dos olhos e boca.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page