top of page

Descubra como manter a dieta durante o período de São João

O mês de junho é o mais esperado no nordeste brasileiro, isso porque as festas de São João animam e celebram a cultura do povo nordestino. Milho, canjica, pamonha, arroz doce, pé de moleque, entre outras tantas guloseimas são comidas típicas obrigatórias nos lares da cidade ao interior. Diversão garantida para toda família, outro item que não pode faltar são as fogueiras e quadrilhas juninas.

Para alguns essa época também é sinônimo de sair da dieta e experimentar todos os sabores. O nutricionista Alexandre Neves, do Hapvida saúde, alerta para os excessos. “Esse período é um dos mais difíceis para quem busca uma alimentação saudável pela diversidade de alimentos típicos. Porém já existem muitas opções fit para os mais exigentes”.

Para que o prato fique mais saudável é possível fazer algumas trocas na hora da preparação. O especialista recomenda as opções de consumo mais naturais, sem adição de sal ou gordura em excesso como, por exemplo, o milho verde cozido, batata-doce sem óleo, pipoca e o acréscimo de biomassa de banana verde nas receitas de bolo para aumentar o teor das fibras.

Segundo o nutricionista, “o milho é uma fonte de fibras para saúde, rico em vitamina A e E, é um alimento que proporciona fonte de energia e melhora no funcionamento do organismo”. Mas, apesar de trazer benefícios à saúde, a preparação dos pratos com outros ingredientes pode não ser tão saudável. “Os ingredientes que levam nas comidas de típicas, como manteiga e açúcar, podem acarretar problemas futuros. Sendo também prejudicial a um paciente diabético ou hipertenso”, ressalta Alexandre Neves.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page