top of page

HIV em crianças: saiba como é o tratamento

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) é causada pelos vírus HIV-1 e HIV-2 e, em crianças pequenas, é normalmente adquirida da mãe no momento do nascimento. Mas, a pediatra do Hapvida Saúde, Kallydya Fonseca, alerta sobre esse risco da exposição infantil.

‘‘Não necessariamente filhos de mulheres soropositivas vão ser contaminados. As crianças expostas ao vírus, mas não contaminadas recebem também, além de todas as outras, um protocolo de atendimento estabelecido pelo Ministério da Saúde’’, menciona a especialista.

Logo após o nascimento essas crianças recebem todo um cuidado para que tenha o mínimo de contato possível com os meios de transmissão. O passo a passo para a prevenção da transmissão do HIV da mãe para a criança – chamada transmissão vertical, é esclarecido pela médica pediatra.

‘‘Infelizmente essa criança não vai ser amamentada porque se sabe que o vírus pode ser transmitido pelo leite materno. Mas, será realizado um acompanhamento de prevenção da contaminação e não de reversão do diagnóstico da criança. Então dependendo da carga viral detectada na mãe tanto ela quanto o filho recebem medicações antirretrovirais que têm o objetivo de suprimir a carga viral’’, explica Kallydya Fonseca.

A criança recebe as fórmulas artificiais do leite que são oferecidas gratuitamente pelo SUS para alimentação assim que realizado o parto. Segundo ainda a profissional é necessário todo um acompanhamento para preparar os familiares da necessidade da adesão ao tratamento.

‘‘A gente garante um acompanhamento multidisciplinar por uma toda equipe que colabora no sucesso do tratamento. Por isso, garantir uma vida absolutamente normal, é necessário até para os casos em que se confirmem efetivamente a contaminação pelo HIV’’, finaliza.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page